Palestrantes convidados

Ana Márcia Siqueira

Ana Márcia Siqueira

Possui Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1992), Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP(1998) e doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo -USP (2007). Professora associada do Departamento de Literatura e da Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Ceará, é pesquisadora da área de Literatura Portuguesa e Literatura comparada entre as literaturas portuguesa e brasileira, no século XIX, especialmente, estudos sobre Eça de Queirós e sobre a temática do mal. Atualmente coordena o grupo de pesquisa “Tradição, mitos e lendas: estudos de literatura comparada”, é editora da Entrelaces, revista da Pós-Graduação do PPGLetras – UFC, membro do Conselho Científico da EntreLetras, revista da Pós-Graduação em Letras da UFT, e pesquisadora do Grupo Eça.

 

Heráclito Aragão

Heráclito Aragão

Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará (2006). É mestre em psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2009). Romancista, ensaísta e contista. Tem experiência na área de História e Psicologia, com ênfase em Historiografia e Epistemologia das Psicologias, atuando principalmente nos seguintes temas: História das Ciências, História do Conhecimento, História da Psicologia História das religiões, mitologia comparada, quadrinhos e cultura pop, Epistemologia, Psicanálise Freudiana e Psicologia Analítica. Autor dos livros Impetus: Psicologia, Mitologia e Cultura; Naruto e a Mitologia Oriental, Introdução à Psicologia Junguiana, Thor, do Mito aos Quadrinhos e Outros Ensaios, e do romance de literatura fantástica OBAKEMONO. Coordena a Pós-graduação em Psicologia Junguinana da faculdade RATIO, professor do curso de Psicologia da Faculdade Ateneu e diretor do Instituto Dédalus.

 

Hugo Filgueiras

Hugo Filgueiras

 

Professor do Curso de Filosofia Antiga da Universidade Federal do Ceará. Realizou pesquisa de Pós-doutorado na Faculdade de Filologia na Universidade de Atenas – Grécia (2016). Possui Doutorado em Filosofia (UFPE-UFPB-UFRN) pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Atua nos seguintes temas: alma, corpo, Antropologia, mistérios iniciáticos, mitologia e Platão.

 
 
 

Lucas Antunes

Lucas Antunes

 
Possui graduação em Oceanografia pela Universidade Federal do Ceará (2012), mestrado em Ciências Marinhas Tropicais pela Universidade Federal do Ceará (2016). Durante a graduação foi bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de Zoobentos do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR-UFC). Tem experiência na área de Oceanografia Biológica, com ênfase na Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais e especialidade no estudo de anelídeos poliquetas. Trabalha como artesão de miniaturas em biscuit.

 
 
 

Nara Thaís Guimarães

Nara Thaís Guimarães

Psicóloga (CRP11/5730), Psicoterapeuta e Arteterapeuta. É graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2009), Especialista em Teoria e Prática Junguiana pela Universidade Veiga de Almeida/RJ (2011) e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2016). Possui Formação em Arteterapia pelo Instituto Aquilae/CE (2014). Foi membro-fundadora da Associação LABIRINTO – Laboratório de Individuação e Reintegração da Totalidade. Tem experiência nas área Escolar/Educacional, Sócio-educacional e Clínica, com ênfase em processos psicossociais do desenvolvimento humano, atuando com os temas: processos de desenvolvimento e aprendizagem, processos de mediação semiótica, educação inclusiva, educação sensível/estética, arteterapia, psicologia junguiana e relações entre psicologia, arte e educação. Atualmente é psicóloga na área clínica como psicoterapeuta e arteterapeuta.

 

Orlando de Araújo

Orlando de Araújo

Professor Associado da Universidade Federal do Ceará onde atua na graduação em Letras, Filosofia e Teatro, e no Programa de Pós-Graduação em Letras, Literatura Comparada. Possui Doutorado e Mestrado em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo, Especialização em Filosofia Política e Licenciatura em Português-Literatura pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura e em Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: língua e literatura grega e tradução de textos clássicos, mitologia grega e gêneros literários na Antiguidade Greco-Romana. É membro do Grupo de Pesquisa Estudos sobre o Teatro Antigo (USP/CNPQ). Desenvolve o projeto Gêneros em Diálogos na Literatura Grega Antiga e o estudo da relação literatura, teatro, história e mitologia nas narrativas de amor. Realizou um Pós-Doutorado com bolsa CAPES no Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

Yzy Maria Rabelo Câmara

Yzy Maria Rabelo Câmara

Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (1999), graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2002), Latu Sensu em Saúde do Idoso pela Universidade Estadual do Ceará (2002), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2005), Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2011), Doutorado em andamento em Psicología Social pela Universidad John F. Kennedy e formações holísticas em Terapias Integrativas e Complementares. É membro do Grupo Paideia desde 2017. Trabalha há quinze anos como psicóloga sanitarista da Unidade de Internação Feminina do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Nise da Silveira. É docente da UNIQ em cursos de Pós-Graduação, psicóloga clínica e terapeuta holística de consultório particular e Conselheira Fiscal da Cooperativa de Trabalhadores Psicólogos do Ceará LTDA.

 

Dharilya Sales

Dharilya Sales


 

É ilustradora e Quadrinista, graduada em Licenciatura em Artes Visuais. Atua na área desde 2014, suas principais obras são “Entre Monstros e Deuses”, “A Lojinha Mágica de Medos” e “Candy Machine”. Adora trabalhar com desenhos fofos e histórias de terror… atualmente concentra energia em sua nova HQ “Rasga Mortalha”.