Jornada de uma heroína desacreditada

Relato-crônica

Tempos difíceis surgiram, a vida mudou de repente! Reflito sobre vários acontecimentos em meio a tanto caos e desordem, buscando vencer uma nova rotina a qual é envolta pelo enclausuramento, o que faz uma filha de Ares não aceitar tão bem, pois sua liberdade foi freada!

Nesses dias, ao me entreter no universo cinematográfico, assistindo Mulher-Maravilha 1984 e Mulan, vieram à tona algumas questões envolvendo minha percepção sobre A VERDADE.

Chama a atenção uma das cenas no início de Mulher- Maravilha, com o contexto de uma competição entre as amazonas. Diana, com seu ar infantil ainda, almeja ganhar! Mas um percalço no caminho a trava e, mesmo assim, busca um atalho para alcançar a vitória. Quando chega ao ponto final do torneio, antes de jogar a lança no arco principal para concretizar o seu êxito, é impedida pela amazona-general Antíope, mestra em treiná-la, dizendo que “um herói
não nasce de mentiras”!

Ao assistir Mulan, a personagem principal que decide partir para uma guerra,por ser mulher, tenta esconder quem realmente é , envenenando o Tchi que é a energia vital, força cósmica , vista com cuidado por alguns povos orientais. Ao entrar em duelo com uma feiticeira, esta deixa claro que ali há uma mentira que bloqueia a força interna da guerreira Mulan!

Retratos de mulheres que têm suas forças, seus potenciais, mas para que se aprenda a usar essas forças, é preciso que se deparem e aceitem a VERDADE.

As lutas são constantes e muitas vezes somos desacreditadas de nossas forças, intimidadas a ponto de querer enganar a nós mesmas, para nos encaixar em comportamentos esperados de nós e reproduzi-los caladas, sem voz!

Porém, existem guerras que são inevitáveis e, por mais que condenem ARES por seus atos e representação, defenderei sempre seu senso de justiça, pois nem sempre a diplomacia será a forma de se chegar a uma solução.

E em meio a tudo isso, à mulher que contraiu o vírus da covid-19 e não sabia se continuaria sua jornada ou não, chegam e dizem: essa não quer guerra com ninguém! E muitas situações oportunistas aparecem quando te veem fragilizada…

Mas eu disse e digo: Quer sim… e como quer! Ela voltou mais forte do que nunca! Foi preciso “engolir a mim mesma”, confiar no Ouroboros, pois quando tudo parecia o fim, na verdade, era um novo começo! Avante sempre!

Rubenia Gama
Um ser de passagem
Aluna da Turma XXI

Sobre a obra

Inspiração no que vivi nestes últimos tempos de pandemia, percebendo novos caminhos e buscando VIVER mais do que nunca!

Referências

AUR, Deise. A simbologia do Ouroboros e os seus diversos significados. Out. 2018. Acesso em 29 maio 2021.
Kokoro – Terapia Oriental: Medicina Tradicional Chinesa. Acesso em 30 maio 2021.

Mulan (2020) Mulan Luta com A Bruxa/Revela Sua Verdadeira Identidade. Abr. 2021. Acesso em: 31 maio 2021.

Mulher-Maravilha 1984 – Preview. Fev. 2021. Acesso em: 31 maio 2021.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *